quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Merendeiras

Mais uma vez os alunos da disciplina de Autonomia Pessoal e Social deram continuidade a uma das doces tradições do nosso concelho – a confeção de Merendeiras. 


EB Nº 2 de Avelar
Inserida no âmbito do projecto “Saber Viver com Saúde”, esta actividade visou aprendizagens não circunscritas à leitura, escrita e cálculo funcional.
Muito antes de chegar à confecção começámos a lançar mãos à obra. Aproveitando a época das vindimas, alguns alunos trouxeram belos cachos, com “muito boa cor”, para fazermos passas de uva. Com o calor que esteve, foi tarefa fácil!
Uma vez que a receita, cedida por uma das avós, pedia azeite, um dos nossos alunos trouxe um magnífico exemplar “do melhor que o avô tinha”, fruto da árdua tarefa da apanha da azeitona. E com este mote demos introdução ao novo tema a trabalhar nas aulas “O ciclo do azeite”.
Como não podia deixar de ser, as condições de segurança e higiene necessárias na confecção de alimentos e estratégias de trabalho colaborativo foram de novo reforçadas. Confeccionadas as merendeiras, foram apresentadas para venda à comunidade escolar para assinalar o início das atividades funcionais de culinária das aulas de Autonomia Pessoal e Social.

EB 2,3/Sec. Dr. Pascoal José de Mello
Com vista à socialização destes discentes e antes da confecção das broinhas dos santos, foi necessário comprar os ingredientes para a sua realização, por isso deslocamo-nos todos até ao supermercado para comprar os ingredientes que ainda não tínhamos.
Durante as compras dos ingredientes incentivamos a comunicação, a interajuda, o relacionamento entre pares, o reconhecimento dos preços dos produtos indispensáveis para a confecção das broinhas e o respetivo cálculo mental. Após a compra, e de regresso à sala dialogamos sobre a confecção das “broinhas dos Santos”, verificamos quais as quantidades dos ingredientes necessários e demos inicio à atividade. 
Pretendeu-se com esta atividade, estimular a autonomia pessoal e social dentro e fora da comunidade educativa, de forma a proporcionar a estes discentes alicerces para progredirem na sua aprendizagem em termos prático/funcional. De igual modo, visou-se valorizar o intercâmbio de saberes e de convivência entre alunos de vários níveis de ensino (1º, 2º e 3º CEB), de modo a promover as relações interpessoais com outros discentes na sua vertente prática, na realização/confeção das broinhas.
Neste sentido, a Educação Especial procurou assinalar a data da comemoração do Dia dos Santos, época tradicional festejada pelos habitantes desta vila.
Por último podemos aferir que esta atividade se saldou muito boa porque os discentes sentiram-se motivados, tanto na venda das broinhas em que contactaram com os professores, funcionários e colegas, como também na confecção das broinhas noutro dia (25/11/2011), levando-as para casa num saco de tecido decorados por alguns dos discentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário