quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Ansião: Comemoração do Dia da 3ª Idade



A saída da escola ocorreu por volta das 10h30 da manhã do dia 27 de Outubro. Uma carrinha do Lar da Santa Casa da Misericórdia dirigiu-se à escola sede do agrupamento de Ansião, no sentido de vir recolher os alunos, professores e assistentes operacionais integrantes desta proposta.

Chegados ao destino, os alunos, acompanhados pelos docentes e assistentes operacionais fizeram a sua apresentação, elencando as razões que os tinham levado ali, naquele dia.

A Educação Especial procurou abordar, na sua vertente prática, o tema dos valores humanos tais como o respeito e o amor ao próximo.

Neste sentido, procurou -se assinalar a data da comemoração do Dia do Idoso.

Com esta atividade, pretendeu-se levar um pouco de atenção, carinho e ânimo a todos aqueles que, pela experiência de vida que contam, têm muito que ensinar. De igual modo, visou-se valorizar e dignificar todos aqueles que, sendo vítimas de um egoísmo social generalizado, são muitas vezes postos à margem da sociedade.

Os alunos e os idosos, num trabalho de pareceria, foram convidados a pintar suportes de velas em gesso.

 Esta experiência que aliou “velhos e novos” foi vivenciada com grande emoção e alegria. Houve tempo para canções, adivinhas e diálogos.
No final, uns docinhos para o caminho… adoçaram-se as bocas de duas gerações, que se mostraram divertidas e cúmplices, ainda nos apetrecharam de versos alusivos à quadra de S. Martinho e de Outono que serviram para decorar a sala da Unidade de Ensino Estruturado.

O regresso à escola decorreu por volta das 12.15H, novamente no transporte do lar.

A atividade saldou-se muito positiva. Os discentes sentiram-se motivados e puderam, deste modo, praticar a solidariedade nos dias que correm e experienciar o facto de que as pessoas merecem ser amadas e respeitadas, independentemente da idade.
  Ficou o convite de nos visitarem nas nossas instalações escolares!

Sem comentários:

Enviar um comentário