quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Bem-vindos ao nosso blog!

Hoje, o grupo de educação especial disponibiliza à comunidade educativa do concelho de Ansião um novo espaço de divulgação e partilha no âmbito das Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente.
Para assinalar esta iniciativa gostaríamos de vos lembrar que dia 3 de Dezembro é o dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Esta data, instituída em 1992 pela assembleia geral das Nações Unidas na conclusão da Década da Pessoa com Deficiência da ONU (1983-1992), visa chamar a atenção para a necessidade de uma maior compreensão dos assuntos relacionados com deficiência e de mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Promove, igualmente, a consciencialização dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural de cada país.
O tema principal para este ano tem por objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência na ajuda ao desenvolvimento, de acordo com o artigo 32 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que vincula os diferentes estados membros a garantir que a "cooperação internacional, incluindo programas de desenvolvimento internacional, é inclusiva e acessível a pessoas com deficiência". Ou seja, todas as iniciativas para este ano celebram as contribuições realizadas por pessoas com deficiência como agentes de mudança e desenvolvimento nas comunidades em que vivem.
O grupo de educação especial não quis deixar passar a data em vão e disponibiliza uma história que sensibiliza para a diversidade humana e para a inclusão educativa.



Sem comentários:

Enviar um comentário