terça-feira, 31 de outubro de 2023

Bolachas do Halloween 2023



No passado dia 30 de outubro, com o propósito de comemorar o Dia das Bruxas, ou dia de Halloween, juntaram-se alguns alunos do nosso agrupamento, para confecionar bolachinhas. Foi sem dúvida uma agradável e divertida manhã, em que os alunos puderam experienciar as técnicas de fazer massa, estender e criar diferentes formas ligadas ao tema e também de vestirem a rigor algumas fantasias a seu gosto. Depois de cozidas, as bolachinhas, os alunos puderam apreciar, provar e degustar e ainda levar para casa, o fruto do seu trabalho, pois o resultado foi bastante satisfatório.
A titulo de curiosidade Halloween é um termo inglês, abreviado, que deriva de “Hallow evening”, “noite sagrada”, que teve origem nas ilhas Britânicas em meados dos séc. XIV e XVIII, para celebrar a noite de 31 de outubro. Contudo existem outras teorias que afirmam que do dia 31 de outubro a 2 de novembro, os mortos voltavam a povoar a terra e viravam fantasmas. As pessoas só se atreviam a sair à rua mascaradas, para passarem despercebidas. Daí o costume de se fantasiar.
O dia de Halloween é celebrado em vários países, sendo nos Estados Unidos, muito especial. Muitos norte-americanos celebram este dia vestindo fantasias, contando e recontando contos de bruxas e fantasmas. Abóboras tornam-se lanternas, crianças batem de porta em porta na esperança de encher saquinhos de doces. No feriado católico, de 1 de novembro, famílias preparavam bolos e doces e crianças pobres passavam de porta em porta pedindo comida e em troca prometiam rezar pelos espíritos. E foi assim que surgiu a brincadeira trick or treat, que significa gostosuras ou travessuras em português.
Esta tradição está cada vez mais viva entre nós, pois ainda se mantém o costume de pedir o pão por Deus. Crianças vão de porta em porta pedir o bolinho, dizendo alguns versos;

Pão por Deus,

Fiel de Deus

Bolinho no saco,

Andai com Deus.

Este foi o resultado de um momento de aprendizagens e de convívio saudável:























Sem comentários:

Enviar um comentário