terça-feira, 30 de maio de 2023

2.º encontro Intercultural no âmbito do projeto "Jardim Intercultural" - Ansião e Alvaiázere

Chegou o dia tão esperado: no dia 30 de maio os alunos do 7.º F foram a Alvaiázere! Finalmente conheceram os amigos com quem corresponderam por carta durante todo o ano letivo. Até presentes trocaram...

O encontro não podia ter corrido melhor!
Tínhamos uma agenda cheia e super divertida para cumprir, pois a Tânia do PNPSE (Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar) queria (e conseguiu) dar a conhecer Alvaiázere e a EBS Dr. Manuel Ribeiro Ferreira.
Começámos pela entrega de cartas e pulseiras escritas pelos alunos do Avelar, era a vez deles. Partimos para o Museu de Alvaiázere e, sem demora, apanhámos um minibus para visitar o famoso Baloiço que está bem no topo da Serra de Alvaiázere. De volta à escola, fizemos piquenique onde não só se partilhou a amizade, mas também os comes e bebes. De barriga cheia, toca a ir para o campo de futebol da escola, depois ao campo de futebol e ao de ténis da vila para mostrar os dotes: uns experimentaram jogar ténis, outros jogaram futebol, houve quem dançasse e quem preferisse pôr a conversa em dia. 
É inegável dizer que se criou desde logo um ambiente afável e confortável. O convívio e a alegria acompanharam-nos durante todo o dia! De louvar a receção calorosa prestada pelos alunos de Alvaiázere, que nos cantaram uma canção com viola, e pela escola no geral, até mesmo pela senhora diretora do Agrupamento e outros elementos da direção a quem muito agradecemos o dia bem passado. Mas se pensam que foi tudo, desenganem-se... Ainda assistimos à peça de teatro "Salvem a Mata do Carrascal" representada pelo grupo "Sai da Toca". 
Um bem-haja à PNPSE, a este grupo maravilhoso de alunos dos dois agrupamentos, às autarquias de Ansião e Alvaiázere (pelo transporte) e a todos os envolvidos que permitiram a realização do encontro. 
De acordo com os alunos participantes, o intercâmbio tem de continuar, pois proporciona "conhecer os amigos" com quem trocaram de correspondência e "fazer novos amigos", um "passeio magnífico", "conhecer outra escola e a vila" de Alvaiázere, "jogar jogos" e muito mais. Nem a chuva nos impediu de nos divertirmos.

Professores do AE de Ansião:
Paulo Lopes 
Lina Craveiro
Ana Pinto 
Madalena Ferreira 
                                                                                    Baloiço

Museu de Alvaiázere








                                                
                                                      EBS Dr. Manuel Ribeiro Ferreira


Campo de jogos





















Sem comentários:

Enviar um comentário