segunda-feira, 2 de maio de 2022

Dia da Mãe

 As primeiras comemorações do Dia da Mãe remontam à Grécia antiga tendo sido depois adotadas pelos romanos, reconhecendo a importância das mães no seio da família e da sociedade.

Alguns séculos depois os católicos transformaram estas celebrações politeístas, de modo a distinguir a figura da Virgem Maria como a mãe de Jesus e de todos os cristãos. A homenagem ocorreria a 8 de dezembro, coincidindo com a festa da Imaculada Conceição e aproveitando, assim, a data para homenagear os dois acontecimentos.

A idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual foi a norte-americana Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis que se distinguiu pela organização de campanhas em prol das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil.  Anna quis prestar homenagem à sua mãe falecida em 1905, movendo esforços até conseguir a criação oficial do Dia da Mãe em 1914, por meio do presidente Woodrow Wilson.

Muitos foram os países que se juntaram, a pouco e pouco, homenageando a figura materna por todo o amor, carinho, dedicação e, muitas vezes, sacrifício que as mães têm para com os filhos.


Os alunos que frequentam a sala de recursos especializados do Centro de Apoio e à Aprendizagem, reconhecendo a importância das suas mães nas suas vidas, quiseram assinalar esta data tão especial elaborando e oferecendo uns miminhos para as mães (bolinhos de doce de chícharo e porta chaves).










Sem comentários:

Enviar um comentário