quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

As Nações Unidas proclamaram o dia 3 de Dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Em 2006, a Assembleia das Nações Unidas viria a adotar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


O Estado Português ratificou também a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, comprometendo-se a promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.

Como das ratificações no papel até ao que se passa no dia a dia de todas estas pessoas ainda vai, infelizmente, uma longa distância, assinalamos hoje no agrupamento um conjunto de atividades que pretendem recordar este Dia e os princípios por ele defendidos.


O assinalar deste dia no agrupamento culmina, no próximo dia 16 de dezembro, na escola sede do agrupamento, com uma palestra dinamizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A palestra subordinada ao tema "Deficiência e preconceitos" está aberta a todas as turmas do 10º ano e a todos aqueles que, individualmente, pretendam assistir. Daremos depois mais informações sobre esta palestra.

Sem comentários:

Enviar um comentário