quinta-feira, 3 de março de 2016

Sensibilização para o Dia Mundial das Doenças Raras - Sala Snoezelen



No dia 24 de fevereiro, a partir das 14h30, o Agrupamento de Escolas de Ansião promoveu uma atividade diferente para assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, que ocorreu a 29 de fevereiro. 
Procurando dar visibilidade à sala de Snoezelen recentemente criada, a atividade contou com a participação dos pais dos alunos que frequentam a Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência (1.º ciclo) e a Unidade de Ensino Estruturado (2.º, 3.º ciclos e de Ensino Secundário) e de outros alunos que também beneficiam de terapia diferenciadas.

Uma parte da atividade em questão foi preparada pelos próprios alunos que, com o suporte das suas docentes e assistentes operacionais,  construíram convites dirigidos aos encarregados de educação e, na véspera, desenvolveram uma atividade funcional de confeção de bolachinhas para abrilhantar o lanche com os pais. 

Assim, na tarde de quarta-feira, os pais que aderiram à atividade puderam perceber melhor em que consiste o trabalho do terapeuta ocupacional e as vantagens da terapia Snoezelen através da visualização de um powerpoint explicativo apresentado pela terapeuta Sara Batista do CRI da CerciPenela ao que se seguiu uma visita em pequenos grupos à sala Snoezelen.

Aí observaram a diversidade de recursos que se encontram à disposição dos seus filhos e viram esclarecidas as dúvidas que foram colocando.

Visualizaram, ainda, um filme construído com os registos fotográficos da atividade da confeção das bolachinhas, cujos atores principais foram os seus filhos, podendo observar as crianças/jovens em ação no decurso de uma atividade funcional desenvolvida no âmbito do currículo de cada um.
Por fim, pais, alunos, professores, terapeutas e assistentes operacionais juntaram-se num lanche em que o principal alimento foram as bolachinhas confecionadas pelos filhos e a alegria vivida nesse momento.

A sensibilização para o Dia Mundial das Doenças Raras, terminou, assim, num agradável convívio entre pais, filhos, docentes e terapeutas, onde houve oportunidade de trocar ideias e partilhar vivências com vista a uma escola e sociedade de inclusão.

 

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