terça-feira, 8 de março de 2016

Como é ler com dislexia? Experimente e perceba melhor

Um novo site simula a frustração de ler uma página de texto quando se sofre de dislexia

No seguimento da  ação de sensibilização dinamizada pelo departamento de Educação Especial já este ano, aqui fica um exemplo prático das dificuldades sentidas pelos disléxicos. Temos agora a possibilidade de nos colocarmos na pele de um disléxico e vivermos as suas dificuldades.

A dislexia é uma perturbação da aprendizagem específica, etiologicamente associada a alterações neurodesenvolvimentais. As pessoas com dislexia apresentam um conjunto de alterações na leitura e escrita. Estas alterações caracterizam-se pela presença de várias incorreções na leitura de palavras (dificuldades nos processos de descodificação fonológica e processamento lexical), fluência/velocidade da leitura consideravelmente abaixo do esperado para a idade, dificuldades na compreensão da leitura, muitos erros ortográficos, dificuldades na estruturação frásica e organização das ideias, entre outras dificuldades.

Victor Widell queria perceber o nível de concentração necessário para ler quando se sofre de dislexia. "Uma amiga que tem dislexia descreveu-me o que sente quando está a ler", escreveu Widell. "Ela consegue ler, mas necessita de muita concentração e parece que as letras saltam de um lado para o outro". Estas são as frases com que Widell inicia o texto de uma demonstração de como é ler com dislexia.

A demonstração foi criada pelo programador Victor Widell, que se apercebeu de que não seria muito difícil criar algumas linhas de código em JavaScript que baralhassem e voltassem a baralhar as letras das palavras numa página da Internet.

Widell optou por manter a primeira e última letra de cada palavra no seu lugar para não tornar a leitura totalmente impossível, tornando apenas necessário que se use muita concentração.



Para quem quiser aplicar o "dislexificador" a qualquer página web, basta visitar o sítio http://qz.com/631500/what-its-really-like-to-have-dyslexia/ e arrastar a palavra "Dyslexia" desta página para a barra de favoritos, e posteriormente clicar na hiperligação da barra de favoritos quando se estiver na página à qual se quer aplicar o código.


Sem comentários:

Enviar um comentário