sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Merendeiras - 2022/2023

 Cumpriu-se a tradição! No dia 27 de outubro, o Departamento de Educação Especial, com alunos do nosso Agrupamento, confecionaram, na cozinha pedagógica, as merendeiras.
Certamente que as aprendizagens realizadas neste contexto conseguiram potenciar competências sociais, o sentido de responsabilidade e o respeito mútuo na construção do produto final - os doces típicos dos Santos.


Ingredientes:
  • Abóbora - 6 quilos;
  • Açúcar - 3 quilos;
  • Farinha para bolos - 5 quilos;
  • Fermento de padeiro - 20 gramas;
  • Raspa de 3 laranjas;
  • Frutos secos, canela, sal e erva doce q.b..

Preparação:
1 - Misture a abóbora, depois de cozida com uma pitada de sal e espremida, com o açúcar e envolva tudo muito bem. 2 - Adicione a farinha e a água morna aos poucos, misturando todos os ingredientes e batendo bem a massa. 3 - Se for necessário, vá acrescentando mais água. 4 - O fermento deve ser dissolvido num pouco de água da abóbora. 5 - Bata a massa durante 5 minutos até ficar lisa (sem grumos) e elástica e de maneira a não colar na superfície. 6 - No final de tudo muito bem amassado, juntam-se os frutos secos, a erva doce, a canela e o sal. 7 - Cubra a massa com um pano e deixe repousar durante 1 hora ou até dobrar o seu volume, num sitio quente. 8 - Separe a massa em pequenas bolas e molde-as para formar a merendeira. 9 - Coloque as merendeiras num tabuleiro polvilhado com farinha (ou forrado com papel vegetal). 10 - Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 25 minutos.

















Sem comentários:

Enviar um comentário