Práticas Pedagógicas

Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei e já me esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui  e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos". 
(Diário, Sebastião da Gama)



Todo o professor tem algum tipo de discurso sobre a sua prática pedagógica, elaborado pela apropriação de uma sabedoria relacionada as experiências concretas que lhe dão pistas orientadoras para sua ação, sendo a reflexividade diária uma ferramenta importantíssima para a construção de conhecimento sobre qualquer atividade. Ao indagar sobre a qualidade da interação professor-aluno, a capacidade de identificar as necessidades reais dos alunos e de cativá-los ou desafiá-los para a realização das atividades propostas, da escolha de recursos de mediação adequados, articular com família e com técnicos envolventes,  monitorizar todo o processo, assim como de discernir o que é relevante para fazer as escolhas pertinentes, leva a uma melhoria da pratica pedagógica com as crianças NEEP. 
Este espaço tem como objetivo, pois, promover uma reflexão sobre a prática pedagógica de professores, a partir do relato de experiências docentes reais, com a finalidade de lançar luzes sobre práticas pedagógicas vigentes e possibilitar momentos indispensáveis de troca, revisão e de renovação de saberes.


Prática Pedagógica 1 - Horários Escolares (clique aqui)


Prática Pedagógica 2 - Ensino Experimental das Ciências com alunos NEEP (clique aqui)